Alguma vez lhe passou pela cabeça que o teatro não é para si? O projeto PRIMEIRA VEZ nasceu para provar que o teatro não só é para si, como é para todas as pessoas, de todas as idades e géneros. Se nunca foi ver uma peça, se nunca entrou no Teatro Nacional D. Maria II, chegou o momento da primeira vez.

PRIMEIRA VEZ é um projeto idealizado para combater uma realidade em que o teatro – enquanto espaço físico e enquanto manifestação artística – é frequentado sempre pelas mesmas pessoas, seja porque os teatros não conseguem chegar a novos públicos, seja porque as pessoas têm barreiras psicológicas que travam a sua ida ao teatro: como o preço do bilhete, a complexidade das peças ou a inadequação pessoal ao espaço.

O PRIMEIRA VEZ propõe-se assim a:

  • Chegar às pessoas que acham que o teatro não é para si e convencê-las do contrário;
  • Destruir todas as barreiras e estereótipos associados à ida ao teatro;
  • Promover uma maior integração dos teatros no meio social e cultural que os rodeia;
  • Promover a ida ao teatro enquanto forma de luta contra o isolamento e a exclusão social das populações;

Nesse sentido, o PRIMEIRA VEZ pretende democratizar o acesso ao teatro, convocando todos os que nunca tenham lá ido. Este projeto existe para apelar ao usufruto deste espaço público e, por fim, para tornar esta experiência cultural num veículo de verdadeira partilha entre as pessoas, criando uma teia de experiências e relações que vão fomentar o sentimento de pertença a um espaço e a uma comunidade que deve estar aberto à participação de todos.

O PRIMEIRA VEZ contempla várias atividades:

  • Assistir a três peças de teatro ao longo da temporada: pelo valor simbólico de 6€ por peça, sujeito a inscrição; no mesmo dia, terá a possibilidade de conversar, a seguir ao espetáculo, com parte da equipa artística.
  • Conhecer o teatro por dentro: o participante PRIMEIRA VEZ vai poder participar numa visita guiada para conhecer o espaço do teatro e as profissões nele envolvidas;
  • Inscreva-se aqui

1ª Edição Primeira Vez

A 1.ª edição do PRIMEIRA VEZ tem como parceiro exclusivo o Teatro Nacional D. Maria II. Dada a localização do teatro, em pleno coração de Lisboa, o PRIMEIRA VEZ vai procurar potenciais participantes nos bairros históricos da cidade, entre outras zonas da Grande Lisboa, dando prioridade às populações adolescente e idosa – de forma não exclusiva –, com o objetivo de combater o isolamento e a exclusão social através de um sentimento de pertença a uma comunidade.

Equipa

Ana Pereira e Nádia Sales Grade: coordenação / Catarina Homem Marques e Gonçalo Frota: reportagem / Enric Vives-Rubio: fotografia / Maria Manuel: produção / Dulce Cruz: design / Tiago Oliveira: web developer

Co-produção: Wake Up! e Teatro Nacional D. Maria II

Projeto financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa



Todos os Direitos Reservados ©Primeira Vez 2019
Desenvolvido por TMO Web Creative